Filtre por:

Notícias

Festival de Cultura e Gastronomia

Nova Geração é o tema central do 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em Minas Gerais, que acontece entre os dias 19 e 28 de agosto, e espera receber cerca de 35 mil pessoas nos dez dias de evento. Com o objetivo de fomentar a cultura e a gastronomia na cidade, além de trazer benefícios para a região, o festival oferece muitas atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro.

A idéia do tema Nova Geração é apresentar chefs que estão despontando no mercado nacional, além de trazer artistas que representam o cenário atual da musica brasileira, como a cantora Céu.

Um concurso está em andamento para eleger o prato que melhor representa o futuro da gastronomia brasileira. Dos dez chefs que foram selecionados em diferentes regiões do Brasil, cinco já foram escolhidos pela comissão julgadora. No dia 04 de julho acontece a etapa ao vivo, no restaurante Dalva e Dito, em São Paulo, quando os pratos são apresentados ao júri, que escolherá três finalistas que vão cozinhar nos festins que acontecem do festival. A última etapa do concurso, que seleciona o vencedor, será votada pelo júri popular no site da Globo e será anunciada no dia 27 de agosto.

Gastronomia

Entre centenas de atividades gastronômicas que acontecem pela cidade, os Festins são as mais celebradas pelos frequentadores. São jantares para 120 pessoas, às sextas e aos sábados pilotados por chefs brasileiros e internacionais:

Os chefs internacionais:

Enrico e Roberto Cerea: os irmãos e chefs italianos do restaurante Da Vittorio, três estrelas Michelin. O restaurante é localizado na cidade de Brusaporto, próximo a Bergamo, 60 quilômetros de Milão, na Itália, dentro do hotel categoria Relais & Chateaux, que pertence a sua família.

Paco Roncero: espanhol, chef representante da cozinha de vanguarda madrilenha, diretor do restaurante Terraza Del Casino, duas estrelas Michelin, e do gastrobar Estado Puro.

 Os chefs brasileiros:

Alex Atala: proprietário do restaurante D.O.M, eleito 7º melhor do mundo pela revista Restaurant e o melhor da América do Sul, segundo a lista San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants de 2011, também é chef de outra casa, o Dalva e Dito, ambos em São Paulo. Já lançou três livros de gastronomia: "Por uma Gastronomia Brasileira", "Com Unhas, Dentes & Cuca" e "Escoffianas Brasileiras"

Rodrigo Oliveira: é chef do Mocotó, aclamado restaurante de cozinha do Sertão nordestino da capital paulistana, eleito chef-revelação em 2008 pela revista Prazeres da Mesa, o restaurante também ganhou duas vezes consecutivas o prêmio melhor restaurante Bom & Barato pela revista Veja São Paulo (2008 e 2009).

José Barattino, do restaurante do Hotel Emiliano, em São Paulo, conquistou o prêmio chef-revelação pela Guia Quatro Rodas – 2008 e a cozinha sob seu comando recebeu por dois anos consecutivos o prêmio de melhor restaurante de hotel pela Revista Gula (2007 e 2008).