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Galatea lança conceito inovador

Com um modelo de negócios inédito no Brasil, chegou ao mercado a Galatea (www.galateacasa.com.br), portal de venda de móveis e objetos de arte e decoração, que em dois meses se consolidará como a primeira 'social commerce' – rede social que além do relacionamento permite comercialização - do setor no País. Além da venda de produtos exclusivos, a Galatea também irá oferecer o serviço de consultoria de arquitetos e decoradores e contará com uma página para a integração dos profissionais com os clientes finais.        

Segundo Luiz Camara Lopes, sócio-fundador da empresa, a Galatea reúne padrões de negócios inovadores e que possibilitam transformar a venda em uma negociação inteligente, melhorando a eficiência do mercado e conseguindo como resultado preço justo e qualidade alta, desde o desenho até o produto final.     

“Estamos adotando algo bastante parecido com o crowdsourcing, um modelo que irá integrar fornecedores querendo vender, designers sonhando em ter seus desenhos produzidos, decoradores e arquitetos oferecendo serviços e, claro, clientes cobiçando comprar tudo, participando de todo o processo e recebendo, em contrapartida, tarifas mais baixas, sem esquecer da exclusividade e da qualidade dos produtos e serviços. Trata-se de uma forma mais eficiente de decorar”, explica o executivo. A empresa é dirigida também por Renate Neumair, Beth Haddad e Vânia Ferreira.

Como a primeira 'social commerce' segmentada do Brasil, a Galatea vai operar como um agrupador de ofertas e compradores, o que permitirá que a economia em escala aconteça. “Não tenho dúvidas que este é o modelo de comércio ideal, totalmente diferente do que vemos hoje no setor. Cada grupo terá sua vantagem: o fabricante ganhará mais pelo volume de encomendas e diminuição do risco, os designers terão um espaço para trazer ao mercado suas criações e receberão uma parcela das vendas, os decoradores e arquitetos poderão aumentar a visibilidade e trabalhar de forma mais constante, enquanto os consumidores – na ponta – pagarão menos”, afirma Camara Lopes.

 Os móveis da Galatea que estarão à venda já no próximo dia 1º são feitos “on demand”, ou seja, produzidos em série, mas de acordo com a demanda e com quantidade limitada. “Trata-se da exclusividade por oportunidade. A ideia não é vender um milhão de móveis iguais, mas sim oferecer uma diversidade produtos únicos. Assim, mais de 50 objetos exclusivos estarão disponíveis no portal já no dia do lançamento, entre móveis para salas de estar e de jantar, quartos e escritórios, além de utensílios para uso externo, iluminação e artes. A previsão é que até o final do ano este número já supere a casa dos 200”, comenta o executivo. 

A previsão da Galatea é que até dezembro o portal já esteja operando no formato 'social commerce'. “Para tanto, precisamos inicialmente de inscrições de fornecedores, arquitetos, designers e clientes em nosso portal. Assim, quando o volume de adeptos atingir o ideal para a operação fluir, iniciaremos um trabalho diferenciado que, entre outras coisas, permitirá que os próprios clientes elejam as peças que serão vendidas. Com este formato de trabalho, eliminamos algumas etapas da produção e venda de móveis que acabam impactando diretamente no preço final. Aqui, o cliente pagará pelo produto ou serviço e nada mais”, fala Camara Lopes.

Em 2012 serão realizadas exposições, palestras e também consultorias de decoração, onde o cliente poderá enviar uma planta e receber dicas e soluções de decoração, a fim de trazer o cliente para mais perto dos fornecedores e para que ele possa ter uma experiência real com os produtos antes de comprá-los online. “Nosso objetivo é ir além da venda de, é oferecer um serviço completo para os mais exigentes consumidores”, afirma o profissional