Filtre por:

Notícias

Vida Nova

foto alessandra okasaki

Um casal jovem (com dois filhos pequenos), paulista de nascimento, após viver no Rio Janeiro, trocou a cidade maravilhosa por Curitiba há cinco anos. Dispostos a iniciar uma nova vida, decidiram construir a casa dos sonhos num condomínio arborizado em Curitiba. Para criar o projeto, os moradores convidaram o curitibano Marcos Bertoldi. Admiradores do arquiteto, apaixonaram-se por um projeto (dele) publicado numa revista internacional, encomendaram uma casa, nos mesmos moldes, com embasamento em pedra e alvenaria branca.

foto alessandra okasaki

Com vista generosa para o bosque do condomínio, a sala de estar segue o estilo contemporâneo em sua ambientação. Sofá em tecido cru, mesa de centro e mesa de jantar,Textura Casa. O trio de poltronas Diz, assinadas por Sergio Rodrigues, é da Lin Brasil. Os dois clássicos do design moderno – a mesa lateral Saarinen e a poltrona e banqueta Charles Eames – são da Ton Sur Ton. O piso de mármore travertino navona é da NPK Mármores.

foto alessandra osaka

Ao adaptar o projeto para uma área reduzida à metade do original, Marcos acrescentou uma laje impermeabilizada como cobertura euma grande área envidraçada com pé-direito duplo nos principais ambientes da residência. “O terreno foi o grande desafio nesse projeto. Com pouco mais de 700 m² e formato irregular, dava fundos para a rua do bairro e frente para a rua do condomínio, o que nos tirava cinco metros de recuo obrigatório de cada lado”, recorda o arquiteto.

foto alessandra okasaki

Os quartos tiram partido dos tons neutros . Na suíte do casal, a cabeceira da cama e a parede ganharam revestimento em veludo cotelê preto (da Donatelli Tecidos), confeccionado pela empresa Leonilton Estofador. Mesa de laca amarela, Madeira Certa. Luminária, Mantuanni. Tapetes, Originale. Na foto abaixo, detalhe de outro quarto com banco Siri, do designer Pedro Useche.

foto alessandra okasaki

Outro ponto marcante é a excelente orientação solar do terreno que influiu no direcionamento dos quartos paraleste/oeste e salas principais e piscina para o nordeste, lembrando que Curitiba é a capital mais fria do Brasil. “Do ponto de vista arquitetônico, a casa se diferencia bastante do seu entorno, constituído por residências convencionais, na maior parte das vezes sob telhados, com propostas equivocadas para o clima do Paraná”, observa o arquiteto. Ao contornar todas as dificuldades, Marcos Bertoldi ergueu uma casa contemporânea, com arquitetura e design marcantes.

 

Projeto

Marcos Bertoldi

www.marcosbertoldi.com.br

Fonte

Revista Kaza