Filtre por:

Notícias

Charme de sobrado

O alto custo das moradias na cidade de Valência, na Espanha, leva os proprietários desta casa a pensarem em viver em um povoado nos arredores da cidade e trocar a compra de um apartamento pela construção de uma casa. Depois de procurar em várias cidades próximas, encontram um pequeno sobrado no centro de Rafelbunyol, que conta com conexão direta com o centro de Valência através de transporte público. O custo do lote somado ao da construção da casa é menor que um apartamento na capital.

foto

A casa proposta procura costurar o traçado do centro histórico na esquina do sobrado, adaptando-se ao perfil recortado da rua. Do mesmo modo busca aproveitar e enfatizar sua condição de moradia com lote próprio frente às moradias localizadas nos edifícios de habitações multi-familiares, construindo metros cúbicos frente a metros quadrados.

foto

A estratégia utilizada consiste em colocar duas caixas em níveis diferentes apoiadas nos muros da divisa e da fachada, conectadas entre si por uma única circulação, simultaneamente vertical e horizontal. Estas duas peças caracterizam o espaço único e contínuo existente abaixo delas, onde se desenvolvem as diferentes atividades e suas distintas relações de privacidade com o exterior.

foto

As dimensões do sobrado, o baixo custo necessário e a integração consciente num entorno histórico condicionam a solução, a casa é construída dentro de um sistema tradicional de paredes portantes, o que limita a dimensão e quantidade de aberturas, buscando sintonizar-se com a atmosfera circundante. O pátio reduzido acarreta uma interferência do espaço externo na planta térrea, parte da superfície do pavimento é utilizada para desenvolver atividades externas, o que favorece a ventilação natural através do espaço que contém a escada.

foto

Planta do projeto

 

 

Ficha técnica:

  • Área construída:130 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status: Construído
  • Localização:Valência, Espanha
  • Implantação no terreno:Adossado às 2 divisa

archdaily