Filtre por:

Notícias

Vidro e cimento

A proposta foi desenvolvida através de volumes sólidos em pedra, tratando de responder a horizontalidade que os espaços e o programa geraram; respondendo à proporção destes. A obra retoma as geometrias do contexto e a imagem urbana do lugar, unificando-as em um volume tectônico. Estes volumes flutuam sobre um espelho d’água que dá origem ao acesso da habitação.

foto

Uma pele de pedras é o que dá forma e cor a todo o projeto, criando assim vãos modulados e perfurações que permitem a entrada de luz e sombras, geradas pelos mesmos volumes, tendo assim um controle da luz natural e a criação de zonas de estar privadas.

foto

No interior os espaços desenvolvidos através desse esquema fizeram com que se alcançasse uma ampla diversidade nos materiais aplicados, assim como a combinação destes. A solução estrutural é formada por um sistema misto de concreto e aço; o resultado foi uma planta livre de colunas e visualmente transparente que gera uma interação interior-exterior através dos vãos translúcidos existentes. Tendo assim espaços internos que convivem com as áreas exteriores e seu entorno.

foto

Uma residência unifamiliar concebida a partir das amplas necessidades do cliente, com um extenso programa que se desenvolveu e permitiu fazer um jogo de espaços em todo o conjunto projetado. Primeiramente o programa constava de áreas exteriores, amenidades e recreação, e também áreas privadas, sociais e de serviço.

foto

A arquitetura interior teve um papel preponderante dentro do processo de desenho, mas outro elemento que se pode destacar é a interação dos materiais e do mobiliário escolhido para cada um dos espaços que compõem o resultado final da obra.

foto

 

Ficha técnica:

  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status: Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Localização: México
  • Implantação no terreno: Isolado


fonte: archdaily