Filtre por:

Notícias

Sebastian E

Sebastian Errazuriz é um designer chileno cujo trabalho destoa quase drasticamente do que se vê atualmente. Sua principal inspiração é na efemeridade da vida, baseado nisso ele produz objetos, roupas e peças artísticas que não precisam ser vistas duas vezes para causar o impacto desejado pelo artista.

Criado em Londres e atualmente morador de Nova York, Sebastian estudou arte e cinema na Europa e Estados Unidos. Mesmo estando distante de sua terra natal, ele conduz diversos projetos em Santiago, Chile.

Suas peças únicas já foram exibidas em mais de 40 exposições e muitas delas premiadas pelos mais renomados institutos no mundo.

Confira a entrevista exclusiva de Sebastian E. para o Tecto:

 

Como você descreveria o seu trabalho?

Eu trabalho trazendo elementos esculturais, existenciais e psicológicos em objetos de design funcionais e busco trazer consciência, responsabilidade e função para a arte.

 

Como você avalia as outras criações de hoje?

Eu não me importo muito com o que os outros estão fazendo. Exceto os muito poucos e bons artistas que mostram o caminho a maior parte do resto. A arte que vemos hoje é irresponsável, supérflua, inútil e confusa. Da mesma forma, quando olhamos para design, os pensadores verdadeiros são poucos, e o resto é repetitivo, chato e sem inspiração.

O que inspira você? Qual é o propósito de suas criações?

Me guio pelo conceito de que a vida é curta e sendo assim não tenho tempo ou paciência para criar algo que não vá fazer você parar e olhar de novo. Alguns dos meus projetos buscam questionar a forma estruturada que fizemos móveis, outros procuram absurdo e humor em pequenas variações do que dar como certo e, em seguida, alguns pedaços de interrogação, nossa mortalidade, a nossa política, nossa religião. Meu trabalho é um exercício constante e processo de aprendizagem, nada é perfeito ou deve ser considerado um exemplo, mas eles aspiram a roubar um sorriso, convidando a curiosidade, fazer-nos ver as coisas de forma diferente e provocando uma reação.

Quais são seus designers favoritos?

Eu costumava amar os irmãos Campana, Ingo Maurer e Ron Arad, ultimamente eu encontrei-os menos inspirados e estou esperando que encontrem a inspiração novamente.

 

 

 

Como as pessoas normalmente reagem ao seu trabalho?

Eles às vezes riem, às vezes zombam dele, às vezes odeiam ou amam, outras vezes e acham que a melhor coisa que já viram. As reações são muitas, mas elas nunca são indiferentes.