Filtre por:

Notícias

Celeiro de ideias

Pensando em como funciona o universo criativo da nova geração de artistas que certamente despontarão cada vez mais nas searas da fotografia, das artes plásticas, da arquitetura e do design, KAZA visitou os espaços de ideias de cinco criadores: Gabriel Wickbold, Ana Elisa Egreja, Felipe Hess, Rodrigo Ohtake e Diego Andrez, e expõe um breve retrato do que pensam nossos jovens talentos e o que surge em suas mentes criativas durante o processo de concepção. Além, é claro de mostrarmos também suas referências, inspirações e produções.

As pinceladas da artista plástica Ana Elisa Egreja são de encher os olhos. Com telas repletas de poesia e inspiradas no mundo da moda e do décor, sua obra retrata com maestria a natureza, as cores, as texturas e o caos. Em seu ateliê, o processo funciona em duas etapas: a primeira é a construção do que pintar elegendo recortes que se resumem num mundo imaginário e a segunda é maneira como será usada a tinta e os materiais para conferir a textura ideal da figura retratada.

Influências: São muitas! Luiz Zerbini, mestre Ataíde e Johannes Vermeer. Processo criativo: Minhas pinturas ocupam a maior parte da minha vida. Se não estou no ateliê, penso em soluções para as telas que estão em andamento. Melhor momento do dia para criar:15 horas, quando eu começo mesmo o embalo da pintura. Música: Funciono melhor no silêncio. Livros: Ensaios de crítica de arte, como do David Silvester, Rosemberg, Ronaldo Britto e do Antonio Gonçalves Filho. Cidade inspiradora: Istambul. Museu: Adoro os pequenos, com coleções excêntricas como o Tyssen, em Madri. Um lugar que me deixa feliz é o Rijksmuseum, em Amsterdã.

Diego Andrez é um jovem designer carregado de ideais. Suas peças compegada industrial, no estilo “Transformers”, causam sempre um embaraço no primeiro olhar, tamanha a genialidade da produção. Movido pela curiosidade e visão quase sempre distorcida – como ele mesmo gostade definir – o desejo artístico saltou às veias ainda na adolescência, na fase de diversas aprendizagens como a música, o esporte e os cursos técnicos. Com formação em eletrônica e ilustração, Diego alçou voo para a área de design, em 2007, ao agregar diversas referências materiais e mecânicas ao mixar o conceito de eletrônica e artes plásticas com uma criatividade pra lá de particular.

Influência: Curiosidade. Inspiração: Filmes de ação. Processo criativo: Visitar ferro-velhoe criar a peça sem ficar pensando no desenho. Meu processo é bem prático! Melhor momento do dia para criar: Prefiro trabalhar do fim de tarde para início da noite. Música: Depende da peça que estou desenvolvendo. Tenho momentos de lounge a rock passando pelo jazz instrumental, que é muito inspirador. Livros: Qualquer bibliografia técnica. Designer: Leo Capote.

Apaixonado por design o arquiteto Rodrigo Ohtake carrega as curvas e as cores em seu DNA. Influenciado pelos trabalhos da avó, a artista plástica Tomie Ohtake, e do pai, o arquiteto Ruy Ohtkake, Rodrigo aos seis, já desenhava a fachada de sua casa e de outras construções, desde então vem criando um estilo que denuncia seu interesse pelas formas, resultado do fértil convívio familiar e de sua sólida formação acadêmica.

Influência: Eu tenho muita do meu pai, masde uma forma saudável. Tenho também do Oscar Niemeyer por suas surpresas. Outros que eu admiro muito são o Frank Gehry e Zaha Hadid. Inspiração: Intuição, as pessoas, andar pelas ruas de Pinheiros, conviver com colegas arquitetos da minha geração e assistir filmes...viver. Processo criativo: Estar sozinho e rabiscarà mão até o momento em que eu preciso entregaro trabalho. Melhor momento do dia para criar: A inspiração não tem um momento, mas eu prefiroa noite, acho que tudo está mais calmo. Música: Um som que estava tocando aquiera Yo-Yo Ma. Livro: Vários. Mas um que releio sempre é o La Vie en Close, do Paulo Leminski. Cinema: Yasujiro Ozu e Asghar Farhadi.

O fotógrafo Gabriel Wickbold carrega nas veias o talento para as artes. Filho de uma artista plástica, Gabriel produziu sua primeira obra aos 12 anos, na ocasião um livro de poesia. De alma inquieta, da literatura navegou pela música tocou instrumentos como guitarra e bateria, e em meio a um turbilhão de ideias e processos de redescoberta encontrou sua linguagemna fotografia e garantiu um portfólio queé pura explosão de cores. Em sua vervenada passa batido, nem mesmo uma simplesida ao supermercado.

Inspiração: O supermercado. Esse lugarme dá muita criatividade, tanto nas coresquanto nas texturas. Outra coisa que me entusiasma é a sexualidade. Melhor momento do dia para criar: Eu sou um cara do dia, uma das minhas primeiras empreitadas diárias é pesquisar atravésdo Pinterest, eu acredito muito em referência, acho importante saber o que as pessoas estão criando. Música: Brasileira. Aqui no estúdio temos sempre uma galera tocando, produzindoe isso é muito importante no meu universo criativo. Fotógrafos: David Lachapelle, Erwin Olaf, Mark Seliger e Nick Knight. Quem você gostaria de fotografar: Gisele Bündchen.

Para fazer parte do staff de um dos arquitetos mais badalados do Brasil – IsayWeinfeld –, Felipe Hess, literalmente, suou a camisa. Durante anos ficou atrás do seu ídolo, e chegou até a pular muro de umaobra para convencer o mestre a lhe dar uma vaga de estágio. Depois de formado, e em outro grande escritório, a Triptyque, numa última tentativa vencido pelo cansaço, eis que surge a tão esperada vaga. Foram quatro anos intensos de pura aprendizagem. A maior lição que recebeu de seu tutor: ser menos ansioso. “Ele tem muita paciência, é impressionante”, revela. No último mês, em busca de um novocaminho, Felipe tomou uma das decisõesmais difíceis da sua vida – se desligou doescritório de Isay e seguirá voo solo em seu próprio estúdio. O garoto-prodígio das pranchetas ainda vai dar muito o que falar.

Influência: Isay Weinfeld, John Pawson, Luis Barragán e Herzog & De Meuron. Inspiração: Música, até hoje compro CD e apoio a indústria fonográfica. Processo criativo: Descobri o que o cliente quer, rabiscar no moleskine e comprar muitos livros e muitas revistas. Melhor momento do dia para criar: À noite. Música: Eu sou beatlemaníaco. Livros: Biografias. Museu: Pinacoteca de São Paulo. Cidade inspiradora: Londres.

Fotos: Alexandre Pirani e Gabriel Wickbold