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Entrevista Exclusiva

Feira referência em Moda-Casa que irá se realizar entre 7 e 11 de s  etembro de 2012. A cada ano seus organizadores selecionam "O Designer do Ano" e, para 2012, foi selecionada a dupla de irmãos brasileiros Humberto e Fernando Campana, convidados a criarem uma instalação na feira para as duas edições do ano. 

Aberta exclusivamente para profissionais, a feira é estruturada em setores especializados e permite abordar todos os estilos e tendências da Moda-Casa (Étnico, Chic, Têxtil - roupa de cama, mesa e banho, Mesa, Craft - o espaço do artesanato, Objetos de decoração, Acessórios para a Casa). A MAISON&OBJET consagrou-se, ao longo dos anos, como uma das maiores feiras de decoração da Europa e tem como objetivo apresentar as últimas novidades em criação e design.

Percurso em Paris realizado entre 10 e 16 de setembro de 2012, composto por passeios temáticos, exposições inéditas, encontros com grandes nomes do design nacional e internacional, lançamentos de coleções, recepções, entre outros. 

Lançada em setembro de 2011 pelos organizadores do MAISON&OBJET, a PARIS DESIGN WEEK seduziu imediatamente um grande número de profissionais, amadores e curiosos. A segunda edição promete novidades novos lugares a serem visitados, uma passarela entre o universo profissional e o grande público.

Abaixo você confere a entrevista exclusiva com Philippe Chomat, Diretor de Comunicação do Grupo SAFI SALONS - Salons Français et Internationaux (Salões Franceses e Internacionais), filial da Câmara Sindical dos Ateliers de Arte da França e da Reed Expositions France. 

1 Quais são as principais tendências apontadas nessas segunda edição da Maison Objet 2012?

O tema principal, proposto pelo Observatoire de la Maison por ocasião da edição de setembro, é «Essencial». Nesse mundo em crise, a essência de nossas vidas é questionada e nos é proposto diminuirmos o ritmo, nos livrarmos do superficial e retornarmos às origens, abandonando os espaços de um mundo repleto e barulhento, servindo-se de 3 temas para reflexão: Mínimo por Elisabeth Leriche, a escolha do luxo contemporâneo despojado de todo o excesso; Elemento(s) por François Bernard, a inspiração criativa tirada das forças primordiais dos quatro elementos, Yes Futur de Vincent Grégoire para Nelly Rodi a energia positiva e inovadora das tecnologias emergentes. O outro, a grande novidade é o destaque dado aos acessórios para casa que, mais do que nunca, estão na moda, através de 4 setores conceito e um espaço especialmente dedicado à criação, através de uma nova visão moderna e transversal do hall 6.

2 Quais foram as mudanças mais significativas ocorridas no design da primeira edição da feira até essa que ocorrerá em setembro?

As principais diferenças estão relacionadas à oferta que se encontra fortemente centrada em móveis em janeiro, e muito mais voltada a objetos em setembro. Deve-se notar que a sessão de setembro, tradicionalmente mais fraca, tomou uma nova dimensão em função da chegada e escalada de jovens escritórios de design franceses que trabalham com designers famosos e à nova sinergia entre fabricantes e escritórios Outdoor Indoor no hall 8.

3 Com a crise econômica, que atinge a Europa, você acha que ela influencia de alguma forma o design?

É evidente que escritórios e fabricantes europeus sempre solicitam a seus designers produtos muito inovadores, mas que devem conter um grande potencial comercial o que certamente influencia a criação de produtos menos surpreendentes estilisticamente; uma tendência que observamos há algum tempo e que foi confirmada no último salão de Milão.

4 Gostaria que falassem, por favor, um pouco sobre os resultados que a feira acarreta no mercado do design?

O mercado do design está em crescimento há vários anos, mas ainda permanece sendo um mercado de nicho. O duplo valor agregado do salão é colocar à disposição dos escritórios internacionais uma plataforma para consolidar-se no mercado francês, o único em ascensão em termos europeus e, ao mesmo tempo, permitir aos novos escritórios de designer estar em contato com todos os profissionais da área (compradores, empresários, jornalistas).

5 A Paris Design Week está na segunda edição, como surgiu a ideia de criar a feira??

Paris Design Week nasceu a partir de um conceito que se dissemina há vários anos nas grandes metrópoles criativas. Com exceção do salão MAISON&OBJET, faltava um grande evento internacional de design em setembro. Então, era lógico organizar em Paris, capital do know-how e vitrine da criação, um evento à altura das aspirações dos profissionais e do público em geral. O sucesso da 1ª edição, que reuniu mais de 60.000 visitantes envolvendo cerca de uma centena de lugares, legitima essa ação e reafirma, se necessário for, o lugar de Paris como a Capital Internacional da Criação.