Filtre por:

Notícias

Sistema Knauf Aquapanel

A Knauf do Brasil está lançando um novo produto no mercado brasileiro: o sistema Knauf Aquapanel. Trata-se de um sistema inovador desenvolvido para a construção e recuperação de fachadas. Leve, versátil e sustentável, ele reúne os componentes necessários para este tipo de sistema de vedação externa, tais como: chapas cimentícias, perfis e acessórios.

Ao contrário dos sistemas e materiais existentes hoje no mercado, o Knauf Aquapanel não possui material orgânico em sua composição, como fibra de celulose ou fios sintéticos. “Devido ao menor uso de recursos naturais, temos um menor impacto ambiental, contribuindo para uma construção sustentável”, afirma o engenheiro Omair Zorzi, gerente Técnico da Knauf do Brasil, que está completando 15 anos no país este ano.

Além disso, a necessidade de energia primária é até 50% menor e, por ser um produto industrializado, a chapa Aquapanel libera 30% menos gás carbônico que a alvenaria tradicional e gera menos resíduos durante a obra.

O primeiro empreendimento a receber o sistema Knauf Aquapanel no Brasil é um hotel Ibis, de sete andares, que foi construído em tempo recorde na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O prédio foi todo finalizado em 10 meses, sendo que a parte estrutural e de fechamento ficou pronta em 67 dias – 8 dias a menos do prazo previsto. A obra é uma parceria entre a Knauf e o Grupo Medabil, de sistemas construtivos metálicos.

Segundo o gerente Técnico, “a nova tecnologia oferece uma fachada de alto desempenho e proporciona vantagens como maior flexibilidade e menor absorção de água. Além disso, não desenvolve mofo e contribui para um ambiente mais saudável”.  

Em comparação com a alvenaria convencional, o sistema Knauf Aquapanel promove uma economia de até 30% do tempo necessário até o final da fase de acabamento da superfície.