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Ventos do Sul

Ventos do Sul

 

Usina moveleira jovem e moderna com tecnologia de ponta e acabamento artesanal, fábrica da Larco ensina gente bonita a fazer peças descoladas

 

Por Allex Colontonio Fotos por Alexandre Pirani

 

 

Partindo da ensolarada Floripa, a gente leva quase uma hora para correr a estrada que conduz à bucólica Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina. Ali, entre o casario histórico e os hotéis de águas termais – descobertas em meados de 1800 para deleite da dinastia real que frequentava a cidadela – está a fábrica da Larco. Uma empresa sangue novo, pulsante, que corresponde hoje a uma das fatias mais caprichadas do mobiliário de alto padrão feito em território nacional. Por trás do selo que acaba decompletar 12 anos de riscado, duas grifes de peso: o grupo Officeform, e os superantenados André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro (designers premiados e estandartes da geraçãoque revitalizou o desenho brasileiro nos últimos 10 anos com o estúdio Nada se Leva), que assinam a direção de arte e o desenvolvimento dos produtos.

 

 

 

 

Nos pranchões, forte investimento em desenho autoral brasileiro (Fabrizio Rollo, curador convidado da edição 119 da revista, integra o elenco), qualidade dos materiais e processos industriais sustentáveis. “A proposta de repensar o mobiliário enquanto objeto de conforto e bem-estar esteve sempre aliada ao acabamento primoroso e à qualidade excepcional, tanto no sistema construtivo como de matéria-prima”, conta Bastos.

 

 

Todo esse insumo tem procedência de manejo ecológico, incluindo as madeiras utilizadas, além de empregar produtos recicláveis, como é o caso dos tecidos para confecção de tapetes, almofadas, etc.

 

 

E há um sopro de modernidade no ar que resvala tanto no showroom quanto no chão de fábrica – organizado, limpo, alto-astral e tocado por um belo staff de moças e rapazes de 20 e poucos anos que operam equipamentos de ponta e exercitam a boa e velha verve artesanal nos acabamentos. Um dos segredos é a conexão da filosofia da marca com temas atuais e parceiros estrelados. A nova coleção tem como inspiração a “hipernatureza”, conceito que aborda a interferência do ser humano no meio ambiente, gerando novos ecossistemas. “Utilizamos cores que facilmente encontramos na natureza, como os verdes musgo e cítrico, além do azul profundo e tons de cinza”, explica Guilherme Leite Ribeiro. Outra tacada de mestre da Larco é a parceria exclusiva com a italiana Missoni Home, que reveste alguns estofados e insere a movelaria brasuca no contexto internacional. “A Larco é uma empresa superdinâmica e abertaa investir em designers brasileiros em vez de copiar aquilo que vem de fora”, diz Fabrizio Rollo. Enfim, novos ventos para a casa brasileira.

larcohome.com.br

 

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