Gente

Homens de Aço

Homens de Aço



Os big brothers Christian e Keneth Kadow, da Mekal, mostram como conseguiram elevar o status do aço inox à categoria do design e da arte, muito além da cozinha

 

POR ANA PAULA DE ASSIS / FOTOS ALEXANDRE PIRANI

 

 

Numa manhã ensolarada de inverno – que deixa os jardins laterais ainda mais especiais com a luz poética que invade o showroom – os irmãos Christian e Keneth Kadow revelam ser muito mais do que dois rostinhos bonitos por trás de uma marca bacana na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Formados em Administração de Empresas, eles fazem parte da terceira geração da família fundadora da Mekal. A marca que conta com mais de cinquenta anos de riscado é referência na fabricação de peças e soluções customizadas em aço inox sem emendas, manufaturadas artesanalmente. “Desde quando o nosso avô estava à frente do negócio, a produção com alta qualidade sempre foi prioridade na empresa”, revela Christian.

 

A grife líder no segmento de bancadas e acessórios gourmets mais uma vez mira a vanguarda ao apostar no aço inox como fio condutor na viabilização de mobiliários, bancos, esculturas, instalações, entre outras sugestões. A coleção Fuori Serie estimula o uso do material para além das fronteiras do já estabelecido. “Sempre esteve em nossa filosofia empresarial a preocupação com o acabamento e o design. O projeto veio para consolidar a iniciativa e costurar parcerias com designers daqui e de lá de fora”, ressalta Keneth. A linha já tem produtos assinados por pesos pesados das pranchetas, como Arthur Casas, Fernanda Marques, Carlo Colombo para a Ornare, Enzo Grinover para Interbagno e Luigi Mascheroni do estúdio italiano Decoma.

 

“Ficamos muito lisonjeados quando fomos procurados pelo prestigiado designer Dror Benshetrit para executar a escultura Reach, com cinco metros de altura, que fez parte da exposição Pirlimpimpim, no MuBE. A estrutura modulada chamava a atenção de qualquer pessoa que caminhasse pela Avenida Europa”, relembram. Pergunto sobre como a Mekal enxerga a questão sustentável. “O aço inox tem características naturalmente sustentáveis. Em conjunto com a nossa fornecedora, a usina Aperam South América, desenvolvemos o selo Ecosteel, que afere o uso do carvão vegetal como única fonte de energia em todo o processo e destaca o Brasil como produtor mais verde do planeta”, finalizam. Empreendedores, conscientes e lindos de morrer, os irmãos Kadow vão inserindo o inox brasuca no mapa-múndi.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16