Gente

Na mesa com o Chico

Na mesa com o Chico



O chef Chico Ferreira abre as portas de seu apê paulistano e revela a receita do sucesso do seu restaurante Le Jazz

 

POR FLORA MONTEIRO / FOTOS ALEXANDRE PIRANI

 

 

A morada, no terceiro andar de um prédio antigo com carinha de vila, em Pinheiros, deixa, diariamente, a vizinhança com água na boca por conta do tempero que salta do vapor de suas caçarolas. Com disposição para dar e vender, Chico Ferreira, chef e sócio do badalado bistrô Le Jazz, não larga as panelas nem mesmo após o expediente. É na cozinha do apartamento que ele passa boa parte do seu tempo livre tirando novas receitas da cartola – nesta seção de fotos, preparou um saboroso noodle com cogumelos e molho de ostra. “Estou sempre cozinhando, mas gosto de variar a nacionalidade dos pratos”, conta. Se no trabalho ele não foge do universo gastronômico francês, em casa Chico cruza fronteiras e vai longe. “Adoro preparar pratos da culinária oriental, chinesa, japonesa e marroquina”, completa.

 


O apê charmoso e despojado foi escolhido a dedo, há quatro anos, pela proximidade com o restaurante. A sala e a cozinha são integradas por um balcão, de modo que Chico nunca fica isolado entre quatro paredes enquanto prepara suas alquimias no fogão. Já o escritório, com rede na varanda, tornou-se o deleite perfeito para saudar o belíssimo pôr do sol que invade o prédio todos os dias. Outro lugar disputado é o sótão, que, graças às telhas de vidro, perdeu a cara de depósito de traquitanas e se transformou em um cômodo muito bem iluminado. Para compor a mise-en-scène, o anfitrião escolheu, entre outras peças, as cadeiras Charles Eames, da Artesian, o tapete da Tecer, e alguns móveis de antiquários. No entanto, o highlight do décor fica por conta dos skates e pranchas que, literalmente, sobem pelas paredes e pendem do teto, dando um toque descolado e recheando a toca de personalidade. “Trabalho de segunda a segunda e quem decide minhas folgas são as ondas. Quando o mar está bom, vou para a praia”, diz.

 

 

 

Pelo menos uma vez por ano, durante um período de dez dias, a morada fica fechada. O chef troca São Paulo por Paris a fim de pinçar as novidades gastronômicas da Cidade Luz e abastecer o seu restô paulistano. “Faço uma incursão por diversos restaurantes franceses. Assim, vejo o que eles têm de novo e descubro o que mais agrada a clientela por lá”, explica ele. Fazer do Le Jazz um bistrô fidedigno ao estilo francês e manter o menu sempre atualizado em relação ao que surge de melhor no país europeu são dois dos ingredientes para a receita do sucesso alcançado pelo lugar. Com duas filiais em funcionamento, uma em Pinheiros e outra nos Jardins, Chico já se prepara para inaugurar a terceira, em setembro, no Shopping Iguatemi.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16