Gente

Entre muros e telas

 

Com inúmeras exposições nacionais e internacionais no currículo, a artista brasileira Nina Pandolfo prepara nova mostra interativa envolvendo molduras talhadas à mão e esculturas elétricas

Fotos e texto Guilherme Zauith

Entre muros e telas

Nina Pandolfo desafia o tempo e o espaço para dar vida a novas obras. Com quadros ainda por terminar, uma exposição individual na Galeria Leme em outubro, dois gatos, um cachorro e artefatos de pintura, a artista recebe KAZA em seu novo ateliê. Um sobrado estilo anos 1950, atrás do parque da Aclimação, aninhado nas ladeiras do Cambuci.

Entre muros e telas

Umas das artistas brasileiras contemporâneas mais cobiçadas nos últimos anos, Catarina Arsênio, 36 anos, “Nina”, adicionou o sobrenome Pandolfo após se casar com Otávio da dupla osgemeos. No início dos anos 1990, pegava o ônibus da Vila Gustavo, zona norte de São Paulo, para pintar em bairros centrais como o Cambuci e Aclimação. “Essa parte da cidade tem uma ideia de arte urbana muito bacana. Sempre preservaram nossas pinturas”, conta.

Entre muros e telas

Para ela, o espaço público sempre foi uma inspiração. “Comecei no teatro de rua e pintando telas em casa. Minha trajetória foi da tela pra rua e da rua pra tela. Aos 14 anos, fiz curso técnico em comunicação visual, mas sempre pintei em casa e na escola. Me aprimorei naturalmente”, explica a artista.

Entre muros e telas

Em 1999, ganhou o prêmio Funarte para uma exposição coletiva com outros artistas. Daí vieram convites internacionais para a Europa e a carreira se consolidou: “Em 2007, o conde de Glasgow, da Escócia, pesquisou sobre o grafite brasileiro e me convidou, junto com o Nunca e osgemeos, para pintar a fachada do Castelo de Kelburn. Foi um mês direto e a ideia principal era apenas turística e temporária. Hoje é referência e querem tombar o local como patrimônio histórico”.

Entre muros e telas

Porém, Nina não deixa de ser uma garota de bairro que sabe de onde vem e continua se inspirando no universo feminino, na natureza e nas cores para dar forma às suas personagens de olhos gigantes. Com um livro recém-saído do forno pela editora Master Books, da apresentadora de TV Eliana, também prepara uma nova exposição individual na Galeria Leme, em São Paulo. “Estou finalizando molduras de madeira entalhadas à mão (inspiradas na arte sacra de Minas) para meus quadros e três instalações com mecanismos de robótica e música para interagir com o público. Experiência visual e sensorial”, revela.

Entre muros e telas

Frase destaque:

Aninhado entre as ladeiras do Cambuci, mesmo bairro paulistano de onde vieram osgemeos, o ateliê de Nina é uma porta para projetos que tingiram até os muros reais da Escócia

Entre muros e telas

Entre muros e telas

Entre muros e telas

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16