Gente

PEIXE GRANDE

 

Com cozinha autoral, Thiago Flores prova que é possível renovar a tradicional culinária francesa, sem perder a elegância, em terras cariocas

POR DANIELA AREND / FOTOS TOMÁS RANGEL

Peixe Grande

Carioca de Santa Teresa, Thiago Flores foi criado numa casa grande, rodeado por pés de frutas e plantação de hortaliças. A cozinha da Conceição, fiel ajudante da família, era seu canto predileto. Foi com ela que aprendeu o valor dos alimentos frescos e algumas das técnicas que utiliza até hoje na preparação dos pratos do renomado restô Paris, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. Formado em gastronomia pelo IAG (Instituto Argentino de Gastronomia), lá mesmo foi descoberto pelo chef Mauro Colagreco, do estrelado Mirazur, na Cote d'Azur. Sem fazer escalas pelo Brasil, Thiago embarcou numa grande cozinha. "Trabalhar com muitas pessoas, de todos os cantos do mundo, focado em fazer sempre o melhor, sem espaço para erros ou deslizes, cria uma casca em qualquer chef de cozinha. Acredito que é esse constante estado de tensão que te leva à busca incessante da perfeição. Ao meu ver, é ela que garante os melhores pratos", afirma o sujeito que, do alto de seus tenros 30 anos, já passou também pelos premiados El Celler de Can Roca, na Catalunha (considerado o melhor restaurante do mundo pelo ranking da revista inglesa Restaurant) e pelo ícone paulistano D.O.M, antes de voltar ao Rio de Janeiro. Com sua cozinha autoral, Thiago vem ganhando elogios dos críticos e lotando a casa que está, há quatro meses, sob seu comando. Uma das receitas mais pedidas e elogiadas é a Salada Tropicaliente, que Kaza entrega de bandeja pra você.

Salada tropicaliente 

Ingredientes:

40 g de mix de folhas (alfaces, rúcula, radicchio, agrião); 20 g de mix de brotos variados (de mostarda, de beterraba, etc); 10 g de rabanete laminado; 10 g de beterraba laminada; 10 g de nabo laminado; 10 g de cenoura laminada; 10 g de pepino japonês laminado; 20 g de aspargo laminado; 10 g de piñoli. 

Para o vinagrete de Bacuri; 20 g de polpa bacuri (pode ser substituída por polpa de pitanga), 15 ml de limão siciliano, 40 ml de azeite extra virgem, 5 ml de água filtrada, 2 g de sal.

Modo de preparo:

Higienizar e secar as folhas, os brotos e os legumes. Reservar em um bowl. Misturar todos os ingredientes do vinagrete. Em uma frigideira em fogo baixo tostar levemente os piñolis. Jogar por cima e servir.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16