Gente

A vida num patchwork

Em Nova York, o apartamento pop de Ana Strumpf

Por Ana Lúcia de Arruda | Fotos Fran Parente

A vida num patchwork

Nem se combinasse ia dar tão certo. Ana Strumpf, formada em moda, artista, designer e decoradora, é daquelas pessoas cujo destino conspirou a favor. O ano era 2010 e Aninha, como é chamada pelos amigos, havia decidido fechar sua loja conceito, a Garimpo + Fuxique. Na mesma época, conheceu seu namorado e atual marido, Dennison Ramalho, cineasta. Ele foi aprovado no curso de mestrado na Columbia University, em Nova York, e convidou Ana para embarcar nessa. 

A vida num patchwork

“Foi uma junção de coincidências. A Garimpo + Fuxique foi muito importante, mas eu sempre penso que se eu não a tivesse fechado, não estaria em Nova York com o Denni, vivendo tantas coisas especiais”, revela a moça que hoje divide seu tempo entre os inúmeros projetos, como o recente Re.cover, no qual faz intervenções ilustradas em capas de revistas, e os gêmeos Max e Noah, de apenas quatro meses. “Eles são as minhas melhores criações”, brinca. A família toda está instalada num prédio “pre-war” da Universidade, localizado no charmoso bairro Morningside Heights, onde moram também estudantes e professores ligados à instituição.

A vida num patchwork

Ana não fez reformas estruturais no apartamento. Mas claro que deu seu toque pop, quase uma marca registrada. “Como gosto de misturar estilos, uma peça nova aqui e outra antiga ali, pesquiso muito em lojas pelo Soho e no Noho. No Brooklin, frequento o Flea Market, as lojas que vendem objetos antigos, principalmente da área industrial.” Na nova configuração, os dois quartos viraram closet e baby room. A sala, originalmente bem ampla, foi dividida em dois ambientes: quarto do casal e living. Nela, uma porta separa os dois espaços. “Minha decoração não segue regras. A única é não fazer tudo do mesmo estilo”, explica. Os objetos decorativos foram presentes de amigos, comprados em viagens ou adquiridos na cidade. O mobiliário tem algumas peças xodós, caso do móvel de Ray e Charles Eames, que abriga a TV. “Fiz questão de ter algo deles por ter sido um casal americano querido do design.”

A vida num patchwork

E acentua: “Uma casa tem que ter conforto, luz indireta e a personalidade da pessoa. Sem dúvida, a minha tem”. Mas nem tudo se resume a trabalho, a família também aproveita o fato de estar na cidade mais cosmopolita do mundo para desfrutar do que ela tem de melhor. Para não passar em branco, ela cita dois lugares que frequenta: o restaurante Estela, do chefe e amigo Ignacio Mattos, e o Riverside Park. Resumindo, Aninha Strumpf conseguiu o que muitos almejam: conciliou família, vida social e profissional e uma morada aconchegante, tudo com simpatia, expertise e boa dose de amor.

A vida num patchwork

A vida num patchwork

A vida num patchwork

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16