Gente

Alegria, alegria

O jovem padeiro baiano Marcelo Martins conta os segredos do pão delícia

Por Fabiano Cameran | Alexandre Pirani

Alegria, Alegria

O soteropolitano Marcelo Martins, 37, é proprietário da recém-inaugurada Alegria, localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo. Com o gosto pela cozinha surgido ainda na infância, na barra da saia da mãe, Marcelo, que é formado em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie, trilhou a carreira executiva numa perfumaria suíça antes de abraçar o antigo hobby como nova profissão. “Por conta de muito estresse decidi jogar tudo para o alto e prometi para mim que daquele momento em diante só faria algo que me deixasse realmente feliz”, conta. O nome do estabelecimento já entrega um pouquinho a vibe bacana que rola em sua padoca. Após um ano de especialização tanto no Brasil – ele cursou o máster de panificação na escola Levain do expert Rogério Shimura – como na Argentina e nos Estados Unidos, Marcelo amadureceu o projeto de criar um ateliê de pães para chamar de seu e que foge um pouco das convencionais boulangeries. “Adoro os pães e os doces europeus mas o nosso País é repleto de matérias-primas maravilhosas e eu quis explorar outras vertentes que vão muito além dos pães e croissants franceses”, relata. KAZA pinçou uma das receitas mais pedidas de seu menu, o pão delícia, iguaria que é indispensável nas festas baianas, executada especialmente na Marchi Cucine, novíssimo point de design gourmet em São Paulo.

* Agradecimento especial Marchi Cucine

PÃO DELÍCIA

1 colher de fermento biológico; 3 colheres de açúcar; 1 xícara de leite morno; 1 ovo; 3 g de sal; 2 colheres de manteiga e 350 g de farinha de trigo

MODO DE FAZER

Num bowl, junte à farinha o fermento, o açúcar, o ovo, a manteiga e o sal. Misture tudo e vá aos poucos adicionando o leite morno, sempre mexendo com uma espátula. Assim que a massa ficar uniforme, cubra com um plástico filme e deixe-a descansar de 30 a 40 minutos. Passado esse tempo, unte as mãos com bastante óleo e comece a bolear os pães no formato de um pão de queijo regular. Em uma assadeira untada, coloque os pães e deixe-os fermentando por mais 40 minutos. Leve ao forno a 200 graus por 15 minutos virando a assadeira a cada 7 minutos para que a cocção aconteça uniformemente.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16