News

O tamanho do mundo

Um homem de escala

Por Flávio Nogueira

O tamanho do mundo

Pela primeira vez o sul do País recebe uma individual do artista plástico Vik Muniz. Apresentada pelo Santander Cultural de Porto Alegre, Vik Muniz, O Tamanho do Mundo, com curadoria da critica de arte Ligia Canongia, expõe 70 obras em diversos formatos, mídias e épocas, inclusive duas inéditas: Sandcastles e Colonie.

O tamanho do mundo

A petit compilação de trabalhos, dos anos 1980 aos dias de hoje, mostra o desenvolvimento de sua trajetória e funciona como uma espécie de condensador de toda a obra. Um dos trabalhos prediletos de KAZA, a Cloud Cloud - que ilustra essa página – é uma série com formas de nuvens desenhadas e realizadas no céu pela fumaça de um avião. “Meu objetivo era dar acesso a um grande número de pessoas à observação ao vivo e in loco do ato de desenhar”, explica Muniz.  Em Earthworks, ele apresenta imagens em grande formato, desenhadas diretamente na terra, em centenas de metros, e fotos de modelos semelhantes, feitos no mesmo local e com os mesmos materiais, só que ocupando centímetros. Misturadas, tais fotografias confundem o espectador, que dificilmente consegue identificar a diferença.

O tamanho do mundo

Essa perspectiva, com ilusão das escalas, é uma constante na obra do artista e marca, inclusive, o cerne de toda a sua produção em fotografia. A expo fica por lá até 10 de agosto.

Serviço:

santandercultural.com.br 

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16