News

Inquietações do corpo e da alma

Há quase dez anos sem uma individual na cidade, André Gomes volta ao circuito artístico paulistano

A Sala do Olhar apresentará, a partir de 06 de outubro, uma série de pinturas do artista paulista André Gomes. Desde 2005, sem uma individual na cidade, André exibe cerca de 20 trabalhos inéditos, que remetem as inquietações, psicopatias e distorções do ser humano.

Através de pinceladas densas e uma paleta de cores que se resume ao preto e branco, as pinturas de André investem contra os clichês expressivos em uma técnica que faz um efeito difusor, como se a imagem tivesse sido captada em movimento. Proposital, o efeito quase abstrato confere às suas pinturas uma aura sobrenatural, onde personagens mitológicos e fantasmagóricos traduzem as inquietações da sociedade e assumem papéis em atividades cotidianas, que mais parecem algum tipo de ritual. Uma simples fila ou a espera no banco do metrô deixam de ser acontecimentos banais. Figuras bizarras representam contrastes de personalidade, situações sexuais e violentas simbolizam a natureza humana e sua tendência intrínseca de fazer algo fora dos padrões.

Ao adentrar em territórios temáticos questionadores, André proporciona ao espectador infinitas descobertas embutidas pela riqueza de detalhes, por elementos sutis e supressões intencionais. Uma vez em frente às pinturas o espectador passa a ser muito mais que um voyeur e assume lugar como participante da cena, uma característica fortalecida pelo clima envolvente, pela disposição dos personagens e pela construção de uma tensão dramática.

Serviço:

Exposição: “André Gomes – Pinturas”

Abertura: 06 de outubro de 2014, das 19h às 23h

Sala do Olhar

Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 655 – Pinheiros – SP

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16