Projetos

Sopro cinético

Entre mobília italiana e pontos ópticos de cor, Fernanda Moreira Lima imprime calor e alegria ao lar de uma família italiana recém-chegada ao Brasil

André Rodrigues | Fotos Marco Antonio

 

Após mais de uma década vivendo sob o cinzento céu de Londres, a família de italianos que se instalou no château de 900 metros quadrados no bairro de Cidade Jardim, em São Paulo, foi acolhida por um modo de vida bem brasileiro, onde a luz natural e o verde da área externa oxigenam o décor. Reformada pela arquiteta Fernanda Moreira Lima, que já trabalhou com o poderoso Roberto Migotto, a morada teve os grandes vãos da varanda eliminados, com um efeito final que remete a uma moldura, como se o jardim fosse uma obra de arte. E não é?

No andar de cima, o antigo home theater virou brinquedoteca dos bambinos, e a sala da lareira virou cantinho multimídia. “Gosto de propor espaços multifuncionais, porque eles acabam valorizando a integração da família”, explica Fernanda, que optou por uma cartela de cores ultrassóbria, com predominância de brancos e chumbos. “O colorido fica por conta das obras de arte”, diz a paulistana. “A casa também ganha mais cores no anexo do jardim, que traz uma profusão de tonalidades”, conta sobre o espaço que leva o conceito da integração às últimas consequências: serve para desenhar, ver filmes e até cozinhar. E nos dias em que nada disso acontecer, um painel móvel é acionado para criar um ambiente completamente novo, que funciona como salão de festas, por exemplo.

Em homenagem ao país de origem dos moradores, Fernanda elegeu estofados icônicos do mobiliário made in Italy, como as poltronas B&B Italia e Flexform que imprimem uma volumetria interessante aos ambientes pontuados por peças igualmente charmosas do design brasileiro, como os móveis de apoio da Dpot, da Érea e da 6F (atenção para os garden seats ópticos de Fabrizio Rollo). “Tudo bem limpo, sem regionalismos”, finaliza a arquiteta diante da cereja do bolo do décor: a tela cinética do venezuelano Carlos Cruz-Diez. O ponto de cor – e de equilíbrio – oficial desta morada.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16