entrevista andrea bisker
K
16
No segmento de interiores, o WGSN aposta
no lastro das coisas familiares, de nossas
origens, com peças que valorizam a tradição.
Na moda, a estampa étnica é uma referência
que indica a importância da cultura, ao
mesmo tempo, que identifica valores e tribos
Basicamente os grandes movimentos são formulados a partir de
elementos comuns detectados, como por exemplo, as feiras e
mostras de arte internacionais. Captamos o que é mais relevante
e fazemos um resumão. Daí os analistas observam os padrões que
estão mudando e são colocadas na mesa todas as informações. Se
há coincidências de elementos que surgiram em diversos lugares
fazemos uma análise mais profunda, para saber se não é somente
uma modinha, mas se for algo mais forte que irá influenciar o
consumo, se é um movimento cultural que irá fazer a diferença nossos
colaboradores traçam um perfil para definição das tendências, que
em nosso caso particular, sempre é desdobrado em três temas.
E os temas para a próxima temporada quais são?
A inspiração na natureza, a preocupação com os recursos
naturais, o uso de materiais sustentáveis e tudo o que é produzido
artesanalmente já começou e vai se intensificar. Diante dessa
mudança identificamos o consumidor dividido. Sobrecarregado de
informações, vivendo num mundo em transição, mas preocupado
com a sustentabilidade, dividido entre o que ele pode e não pode
fazer. Outro tipo que identificamos são os jovens que vivem sem
tempo de consolidar ou amarrar, criar um vínculo genuíno seja com
ideias, tribos, comportamentos ou atitudes e aí ele troca, tudo para
ele é líquido, a sociedade é líquida, o amor é líquido, o medo... Ao
mesmo tempo as pessoas estão sedentas por informação, estão
ávidas em entender sobre muitas coisas.
Esse é o zeitgeist (espírito de uma época) nesse começo
do século 21?
De certa forma sim, mas há algo que está se consolidando e que
foi detectado na década de 1990 pela Faith Popcorn: o cocooning
(encasulamento). Ela rastreou que as pessoas estão socializando cada
vez menos e, como conseqüência, estão ficando mais em suas casas.
O 11 de setembro de 2001 e a crise internacional iniciada no ano
passado reforçaram esse movimento. As pessoas estão saindo menos
para jantar fora e os fabricantes de cozinha já sacaram isso. Esse
movimento de retorno ao lar nos anos noventa gerou o crescimento
das vendas de vídeo-cassetes, o surgimento da pipoca de microondas,
as comidas pré-preparadas, etc. Muitos produtos e serviços foram
desenvolvidos para atingir o ninho. Hoje esse movimento evoluiu, hoje
não estamos só voltados para dentro da casa, mas queremos cada vez
mais um ninho seguro, confortável, silencioso.
Surgiram novas atitudes com a intensificação desse estilo
de vida?
Sim. As pessoas estão reforçando seus laços familiares e a
valorização das tradições, de tudo o que vêm de nossos avós, do
legado familiar. O vintage parece estar diluído, mas é um movimento
forte, relevante. O uso de xícaras antigas nos leva de volta ao
passado. Isso é um exemplo. Tudo que tenha uma história, um
lastro é importante. A história da família, do país, da cultura e até
da religião é muito valorizada.
Fotos: Banco de Imagens WGSN
mundo do enxoval
bekerman
Moema:
Av. Lavandisca, 223 - SP
Tel.: (11) 5051-3732
Jardins
Rua Augusta, 2792 - SP
Tel.: (11) 3064-1315
Shopping D&D
piso Boulevard
Tel.: (11) 5507-5070
Shopping Cidade Jardim
1º piso
Tel.: (11) 3758-4945
www.mundodoenxoval.com.br